fbpx
Você sabe o que é audiodescrição?

Você sabe o que é audiodescrição?

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, excluídos da experiência audiovisual e cênica.

A AD é uma modalidade de tradução audiovisual desenvolvida para atender as necessidades da pessoa com deficiência visual, que consiste na análise criteriosa e consciente dos elementos de caráter visual que deverão ser traduzidos em palavras, relacionando e estabelecendo equivalências entre códigos diferentes de comunicação: unidades visuais e linguísticas.

A disponibilidade do recurso pode ser feita mixada ao áudio original em filmes, distribuída em fones receptores em teatros, acessada através de texto pelos softwares leitores de tela em livros digitais, disponibilizada em audioguias, entre outros.

As políticas públicas têm sido muito importantes para o avanço da audiodescrição no Brasil. Dentre elas os destaques são a Lei Brasileira da Inclusão de 2015, as instruções normativas da ANCINE e também os projetos culturais patrocinados ou fomentados, direta ou indiretamente, com verba pública, que devem ser acessíveis às pessoas com deficiência visual.

Confira abaixo um exemplo de vídeo com audiodescrição:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support