50936338_957467007784797_141822032022077440_n-768x768

Saiba mais sobre as cores da bengala

As bengalas são uma forma de auxílio à mobilidade que permite que pessoas cegas ou com deficiência visual façam suas tarefas diárias quando estiverem fora de casa, especialmente em áreas desconhecidas.

E você sabia que as cores das bengalas dos deficientes visuais possuem um significado? Exatamente!

As cores são brancas, verdes e há também bengalas brancas e vermelhas. A Bengala Branca é usada para identificar pessoas que são cegas, e/ou com deficiência visual, na maioria dos países. A Bengala Branca informa que, os usuários da mesma, têm cegueira ou deficiência visual, o que não é o suficiente para identificar pessoas com surdocegueira. Com o intuito de atrair a atenção para o fato de que o usuário da bengala tem surdocegueira, parcial ou total, foram colocadas fitas ou adesivos vermelhos sobre a Bengala Branca, como um símbolo para a surdocegueira, em vários países.
Assim, em alguns países, este símbolo já é bem reconhecido, mas outros ainda precisam conquistar esse hábito, pela sociedade em geral e por autoridades. De qualquer forma, a Bengala Branca e Vermelha já está por aí.

Na Republica Tcheca existe o Decreto nº 30, de janeiro de 2001, do Ministério dos Transportes e Comunicações, que esclarece sobre a Bengala Branca e Vermelha para pessoa com surdocegueira.
Na Argentina conquistou-se, recentemente, a Lei nº 27.420, de dezembro de 2017, e o Decreto nº 1059, de dezembro de 2017, que reconhece a Bengala Branca e Vermelha para identificar as pessoas surdocegas.
A Bengala Verde indica que as pessoas têm baixa visão.
Essas cores, símbolos da bengala, são informações muito relevantes para sociedade brasileira, no seu convívio diário com as pessoas com surdocegueira, deficiência visual e baixa visão.

Bom acho que essa dica foi importante e com certeza fará com que você repare agora. É bacana entender pequenos detalhes e nosso portal quer sempre tornar as situações mais claras e de forma que todos consigam viver em total harmonia!

E você, conhece o Sodalício da Sacra Família?

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *