Nossa História

Fundação do Sodalício da Sacra Família

O Sodalício da Sacra Família é uma instituição filantrópica com assistência religiosa, fundada em 24 de janeiro de 1929 pela Senhora Maria Cavalcanti de Almeida. 

Maria Cavalcanti era cega, natural de Pernambuco e veio ao Rio de Janeiro para estudar no Instituto Benjamin Constant. Após seus estudos atuo como educadora na mesma instituição durante muito tempo.

Identificação do Problema

No Instituto Benjamin Constant estudavam alunos cegos de diferentes estados do Brasil e ficavam na instituição em qualidade de semi-internato, até culminarem os estudos.

Foi assim, que Maria Cavalcante percebeu que após de culminarem os estudos, as alunas (principalmente mulheres) não conseguiam se desenvolver no mercado de trabalho, não conseguiam voltar para as cidades de origem, entre outras dificuldades. Situação que as colocava em situação de vulnerabilidade e risco social, inclusive ficavam esmolando pelas ruas.

Nasce a Ideia do Sodalício

Dona Maria Cavalcanti sensibilizou-se com aquela situação desumana e movida pelo amor ao próximo e por seu elevado espírito altruísta começou a idealizar a criação do Sodalício.

A Fundação e Evolução

Assim, Maria Cavalcanti mobilizou as senhoras de seu circulo de amizades que compartilhavam do mesmo desejo de ajudar ao próximo, organizando-se em comissões para angariar fundos e dar início a tão grande empreendimento.

Após um longo período de trabalhos e organização, foi possível legalizar a instituição inicialmente instalada na Rua Marquês de Abrantes (Botafogo), transferindo-se posteriormente para a Av. Suburbana onde permaneceu por alguns anos até que finalmente, em 1938 teve sua sede no Bairro da Tijuca, mais precisamente na Rua Alzira Brandão, 281 onde permanece até os dias atuais.

O Legado de

Maria Cavalcanti

Maria Cavalcanti faleceu em 10 de julho de 1940. Deixando um legado importante que continuo com o trabalho incansável no apoio a mulheres cegas, com deficiência visual, associadas ou não a outras deficiências.

A Expansão do Sodalício

Com a constante procura pelo Sodalício e, conseqüentemente o acréscimo no número de abrigadas fez com que o trabalho fosse ampliado. 

Em 1945, graças à aquisição de uma chácara em Jacarepaguá (Est. do Rio Grande) foi criada uma filial para onde eram transferidas as idosas para lhes oferecer um ambiente mais adequado às necessidades pertinentes do envelhecimento.

Dessa forma, foi criado o serviço de ILPI – Instituição de Longa Permanência para idosas.

Mudança de Administração e Continuidade da Missão

No ano de 1955 a instituição sodalício foi entregue à congregação das irmãs de Nossa Senhora da Glória. Primeira congregação de fundação brasileira fundada na cidade de Recife, Pernambuco em 1738, que traz consigo o carisma de acolher e servir com alegria aos mais necessitados.

A Missão

do Sodalício

O Sodalício da Sacra Família surgiu para atender uma urgente necessidade de cuidado da mulher com deficiência visual.

O objetivo motivador da criação da instituição foi resgatar a dignidade da mulher com deficiência visual, dando-lhe apoio necessário para que isto seja efetivado.

Até os dias de hoje a instituição tem como prioridade a integração e reintegração social da mulher com deficiência visual em situação de vulnerabilidade e risco social. Para tanto, buscamos meios facilitadores para este fim – apoio psicológico, terapêutico, cuidado da saúde, cursos profissionalizantes, formação acadêmica, informática, atividades sociais e culturais dentre outros.

Expansão do Sodalício: O Educandário

Pelo trabalho do Sodalício, a instituição veio a ser procurada também pelas mães, de escassos recursos, que procuravam um auxilio para o cuidado dos seus filhos portadores de deficiências (não somente com deficiência visual). Foi assim que, o Sodalício adquire o terreno ao lado da Sede no bairro da Tijuca e empreende uma campanha para a construção. Inaugurando o “Educandário” em agosto de 1982.

A Unidade de Reabilitação

Este “Educandário” denominado na atualidade como Unidade de Reabilitação, atende a crianças e adolescentes com múltiplas deficiências oferecendo atendimentos em oftalmologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atividades sócias e culturais, entre outras.

O Legado Continua

Desta forma o legado da Professora Maria Cavalcanti, continuado pelas Irmãs da Nossa Senhora da Gloria vem dando frutos até os dias de hoje, 94 anos depois. Com a ajuda da comunidade, amigos, voluntários, colaboradores e parceiros em geral, continuamos a escrever a nossa história.